O Colóquio Internacional Modernidade desigual no(s) espaço(s) literários em português pretende inaugurar uma nova linha de estudo no seio da reflexão sobre os desenvolvimentos recentes das literaturas de língua portuguesa.
A abordagem do colóquio, pensada num quadro geral de literatura-mundial entendida como sistema (a partir de Casanova 1999, Moretti 2000 e 2003), encontra-se teoricamente ancorada nos posicionamentos do Warwick Research Collective (2015), em particular no que respeita à realização da literatura-mundial através da adopção de marcas de modernidade, por sua vez registando as oscilações do desenvolvimento do sistema capitalista mundial. As áreas de domínio literário da língua portuguesa definem-se, quer enquanto conjunto, quer enquanto soma das suas partes, como um espaço literário compósito, que se situa no mapa mundial como macro-área com vários graus de perifericidade.
A variação interna das regiões desse domínio coloca as várias literaturas em diferentes patamares e estabelece entre elas diferentes escalas de relações, que permitem equacionar distintas disposições de (semi)-perifericidade, quer na relação dos diferentes domínios literários em língua portuguesa entre si, quer na sua interacção com a literatura-mundial. O principal propósito do nosso colóquio é proceder a uma reflexão sobre o lugar que o conjunto das literaturas de língua portuguesa ocupa no espaço literário mundial.