O CENTRO

O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) foi fundado pelo Professor Jacinto do Prado Coelho em 1975. Nessa altura, o CLEPUL tinha a designação de Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa. Esta Unidade de Investigação em Artes e Humanidades – Estudos Literários foi pioneira nas áreas que acolheu, tendo sido criada com o objectivo principal de promover investigação inovadora sobre o universo das literaturas e culturas em língua portuguesa, ao qual se juntou, já no século XXI, a área eslava na sua ligação com a chamada lusofonia.

A investigação desenvolvida no Centro está directamente relacionada com o ensino e a investigação destes campos disciplinares na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em conjugação com outras universidades e instituições nacionais e internacionais, tendo em conta transformações, trajectos sociais, geográficos e culturais no mundo que tornam mais óbvia a pertinência de um centro com uma história e identidade claras. Estimula-se fortemente a partilha de conhecimento pelos meios hoje em dia disponíveis, a actualização do saber por parte de investigadores e colaboradores que participem em projectos, assim como a integração e formação de novas gerações de investigadores. As publicações em todos os suportes actuais constituem um objectivo relevante.

Os investigadores do CLEPUL interessam-se sobre assuntos como crítica, história e recepção literária e cultural, pesquisa e divulgação de fontes em diferentes suportes, nomeadamente online, identidade, multiculturalismo, produções inter-artes, o estudo do património cultural material e imaterial, as tradições e expressões orais e populares e outras expressões e manifestações artísticas e culturais, procurando uma forte presença na academia, na sociedade civil e nas escolas através de conferências, congressos, jornadas, cursos livres ou festivais literários e afins.

 

Directora: Serafina Martins
Subdirectoras: Alva Martínez Teixeiro e Patrícia Monteiro