INVESTIGADORES


SEPARADOR 2

Alva Martínez Teixeiro


alvamteixeiro@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 3

Literatura e Arte Brasileiras Modernas e Contemporâneas

 
Breve CV
Professora de Estudos Brasileiros da Universidade de Lisboa e Professora Estrangeira Associada do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, é Coordenadora do Grupo 3 do CLEPUL e Investigadora responsável pelo projeto Artistas Letrados e Letrados Artistas – Relações entre literatura e artes plásticas na modernidade contemporânea brasileira. É, igualmente, Diretora do Mestrado em Estudos Brasileiros (FLUL/ICS) e coeditora da revista Navegações. Especialista em literatura brasileira e nas relações interartes, doutorou-se com a tese ‘europeia’ A obra literária de Hilda Hilst e a categoria do obsceno (2010, Prémio ‘Extraordinário’). É autora de livros sobre Raduan Nassar (Maktub, 2006), Vicente Risco (A pretensa nostalxia da autoridade, 2007, Prémio de Ensaio ‘Ramón Piñeiro’), Hilda Hilst (O herói incómodo, 2009), Sophia Andresen (Nenhum vestígio de impureza, 2013) ou Lygia Fagundes Telles (A linha de sombra de uma suspeita lição de zoologia, 2014, Prêmio Internacional de Monografias do ‘Itamaraty’), tendo coeditado o volume Machado de Assis e a ‘mundana comédia’ (2017).

 

 

SEPARADOR 3

Ana Maria Delgado


anamariasantossilvadelgado@yahoo.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4

Modernidades

 
Breve CV
Ana Maria Delgado nasceu em Coimbra em 1950. Licenciou-se em Filologia Germânica e foi assistente na Universidade de Coimbra de 1976 a 1994. Em 1984 doutorou-se na Universidade Humboldt de Berlim com a tese Aragons ‘La Mise à mort’ und die Rezeption romantischer Motive. Em 1998 obteve a equivalência ao grau de “Doutor por uma universidade portuguesa” pela Universidade Nova de Lisboa. De 1995 a 2020 trabalhou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros como Leitora de Língua e Cultura Portuguesa do Instituto Camões. Especializou-se na área da Literatura Comparada (Louis Aragon e o romantismo alemão; E. T. A. Hoffmann e a filosofia romântica alemã). Tem publicado sobre Louis Aragon, Harold Bloom, E. T. A. Hoffmann, Almeida Faria, Jorge Luis Borges, Graça Pina de Morais, Irene Lisboa, Raduan Nassar, Sophia de Mello Breyner Andresen, Antonio Tabucchi; Alfred Hitchcock ("The Lady Vanishes"), Woody Allen ("Midnight in Paris"), e Manoel de Oliveira ("O estranho caso de Angélica"). Publicou em 1989 "Images in Blues – Imagens em Blues". De 1989 a 1993 foi autora do programa de rádio UNO, com texto e música, na RJC/TSF. Assina quatro blogues como Ana Constança Messeder. É investigadora integrada do CLEPUL-FLUL desde 2010.

 

 

SEPARADOR 4

Ana Maria Morão


anapmorao@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura Tradicional e Tradições Populares Portuguesas ‘Prof. Manuel Viegas Guerreiro’

 
Breve CV
Doutorada em Estudos Literários (especialização Literatura Oral e Tradicional) pela Universidade de Lisboa. Investigadora integrada do CLEPUL (FLUL), onde é Coordenadora da Linha de Investigação Literatura Tradicional e Tradições Populares Portuguesas ‘Prof. Manuel Viegas Guerreiro’. Colaboradora do CIAC, Centro de Investigação em Ciências da Comunicação e Artes, Universidade do Algarve. Docente do módulo Literatura Oral Tradicional no Curso de Pós-Graduação em Património Cultural Imaterial da Universidade Lusófona. Membro da International Ballad Commission (Kommission für Volksdichtung). Membro da Direcção da Associação para a Salvaguarda do Património Imaterial Cultural. Tem participado na elaboração de projectos de investigação e organizado workshops e jornadas de temática relacionada com a Literatura Oral Tradicional e com o Património Imaterial. Tem apresentado comunicações em congressos e jornadas científicas internacionais e foi co-orientadora de tese de Doutoramento. É autora de diversas publicações em livro e revistas científicas.

 

 

SEPARADOR 5

Ana Paula Tavares


apaulatavares@yahoo.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 2

Coordenadora do Grupo de Investigação 2 do CLEPUL

 
Breve CV
Doutorada em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010), Mestre em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1996), Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982). Investigadora Integrada do CLEPUL, Colaboradora do AHNA (Arquivo Histórico Nacional de Angola, Professora Convidada da Universidade Agostinho Neto (Luanda), Colaboradora da RDP-África, Escritora. São suas principais áreas de Investigação a História e a Literatura do Continente Africano e de Angola. Possui livros, capítulos de livros publicados. Tem várias publicações no domínio da ficção e poesia.

 

 

SEPARADOR 6

António de Sousa Freire


abreufreire@gmail.com
ORCID ID
Grupo 4

Tradições Estéticas e Artísticas na Cultura Portuguesa e Europeia

 
Breve CV
António de Abreu Freire, 80 anos, natural de Bunheiro – Murtosa, doutor em Física e em Ciências Humanas. Professor universitário e investigador no Brasil, Canadá e Portugal, conferencista e navegador, publicou duas dezenas de livros nas áreas das ciências humanas e da divulgação científica desde 1967. Entre outros títulos: La Révolution Désaliénante – Fondements de la pensée de Karl Marx (Montréal/Paris, 1973); Essai sur le Pluralisme (Montréal 1975); em português, Brasil 500 Anos – Diário de Bordo (Universitária, 2001); Ação e Palavra – vida e obra do padre António Vieira (Afrontamento 2010); Introdução à Literatura de Cordel (DebatEvolution 2012); O Roteiro de Martim Soares Moreno (DebatEvolution 2013). Guionista da série televisiva em 10 episódios A Pedra e a Palavra (São Luís do Maranhão, 2022), sobre a vida e obra do padre António Vieira. Publicou, pelas edições do Instituto Internacional de Macau, Momentos do Intercâmbio Comercial e Cultural com o Oriente (2013) e O Roteiro do Verso Popular (2014). A segunda edição do Diário de Bordo – pelas rotas de Vieira foi publicada em 2014 e os Ensaios sobre Identidade e Cidadania, ed. MIL/Fundação Lusíada em 2017. Último livro publicado: Padre António Vieira, Uma Quase Biografia, Academia Maranhense de Letras, 2020. Em preparação: Quem foi Jesus, o Cristo? Edição prevista para o Outono de 2023.

 

 

SEPARADOR 7

António Manuel Laginha


alaginha@meo.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4

Tradições Estéticas e Artísticas na Cultura Portuguesa e Europeias

 
Breve CV
Doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Belas Artes/Dança pela Universidade de Nova Iorque e Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, formou-se em Dança no Conservatório Nacional, nos cursos da Fundação Calouste Calouste Gulbenkian e na Juilliard School, de Nova Iorque (BFA).Foi artista do Ballet Gulbenkian, da Companhia Nacional de Bailado, de alguns grupos portugueses e companhias norte-americanas. Membro fundador e Mestre de Bailado da Companhia de Dança de Lisboa. Desenvolveu funções de docente na Escola Superior de Dança, do Instituto Universitário D. Afonso III e da Academia de Dança de Setúbal (Portugal), na Harkness House (Nova Iorque), na Universidade de Curitiba, na Universidade de Minas Gerais (Belo Horizonte) e no Centro Cultural Las Condes (Santiago do Chile). Pertence ao Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística e é especialista convidado da Revista Carnets (Estudos Franceses). Foi galardoado com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, em 1998, pela sua obra O Segredo de Natália. Nesse ano fundou e, desde então, dirige a Revista da Dança e, em 2001, abriu o Centro de Dança de Oeiras, a cuja direção preside. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios dos quais se destaca a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras, em Junho de 2006. Desde 2018 é investigador do CLEPUL.

 

 

SEPARADOR 8

António Fernando Polainas


antonio.polainas@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4

25/S estudos Televisivos: Comunicação, cultura e estética das artes audiovisuais

 
Breve CV
Licenciado em Arquitetura pela ESBAL, trabalha na RTP como quadro superior desempenhando atualmente a função de responsável da área de imagem e criativo principal de Cenografia. Especialista em Teatro-Design de Cena pelo Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Mestre em Teoria de Arquitetura pela Universidade Lusíada, Diplomado em Estudos Avançados (DEA) pela Universidade Sevilha e Doutorado em Arquitetura pela Universidade Beira Interior (UBI). Tem desenvolvido trabalhos de arquitetura e cenografia em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe e Timor. Membro da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa e sócio fundador da Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN). Investigador pelo CITAD e colaborador no CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias. É docente universitário desde 1999, tendo lecionado em licenciaturas e mestrados de Arquitetura, Design de Cena e Cenografia Virtual, encontrando-se atualmente como professor adjunto convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema.

 

 

SEPARADOR 9

Maria Beatriz Behr


beatriz.weigert@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 3

Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal

 
Breve CV
Beatriz Weigert, nascida em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, é professora aposentada da Universidade Évora, e investigadora do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Realizou a licenciatura na Faculdade de Ciências e Letras de Santa Maria, o Mestrado, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Doutoramento, na Universidade de Lisboa. A tese está publicada sob o título Retórica e Carnavalização: Nélida Piñon e Maria Velho da Costa. Dedicada ao estudo da transtextualidade, os palimpsestos vêm conjugar riso e retórica, atendendo a aspectos das Literaturas da Língua Portuguesa. Integrando a linha de investigação «Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal» do CLEPUL, colabora no Dicionário de personagens portuguesas da ficção brasileira e na pesquisa ao Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro, do qual periódico resulta o livro Anália Vieira do Nascimento (1854-1911).

 

 

SEPARADOR 10

Carla Ferreira


ORCID ID | Ciência ID
Grupo 2  
 
Breve CV
Nasceu em 1967, em Angola. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1989. Pós-graduação em Educação, Cidadania e Direitos Humanos, Universidade Lusófona, em 2000.Mestrado em Estudos Românicos, especialidade de Literaturas Africanas, em 2004. Doutoramento em Estudos de Literatura e Cultura, especialidade em Ensino da Literatura, Universidade de Lisboa, em 2010. Investigadora no CLEPUL, grupo de investigação 2, Culturas e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Bibliografia no campo de estudos das literaturas africanas de língua portuguesa: Ferreira, Carla, Ensino das Literaturas de Língua Portuguesa: percursos de leitura da narrativa, Lisboa, CLEPUL, 2012; Ferreira, Carla, A Conquista da Cidade na narrativa de Luandino Vieira, Lisboa, Vega, 2009; Publicação de diversos artigos e capítulos de livros; Coautora do Programa da disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa do ensino secundário (12º ano); Professora do ensino secundário desde 1989, com desempenho de diversos cargos de direção intermédia e direção superior de 2º grau no Ministério da Educação e de cargos de coordenação e orientação pedagógica nas escolas. Formadora de professores no domínio das Literaturas de Língua Portuguesa e de Educação para a Cidadania.

 

 

SEPARADOR 11

Carlos Campino Filipe


carlosfilipe@campus.ul.ptm
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4  

Tradições Estéticas e Artísticas na Cultura Portuguesa e Europeia

 
Breve CV
Gestor cultural, curso de Gestão – Especialização em Organização de Eventos (ESG-IPCB). Pós-Graduação em História: Património e Projetos Culturais (ISCTE-IUL). Mestre em História, Moderna e Contemporânea (ISCTE-IUL). Doutorando em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). É investigador integrado do Centro de Estudos CECHAP; investigador colaborador do ARTIS-IHA e CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; do CIDEHUS - Universidade de Évora e do Centro de Estudos Globais - Universidade Aberta. Diretor do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios – CECHAP e do Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia - IPPEM. Membro da Sociedade Portuguesa de História da Construção – SPEHC; do MINOM - Movimento Internacional para uma Nova Museologia e Associação Portuguesa de Historiadores da Arte – APHA. Autor e coautor de projetos de investigação: «Rota do Mármore AE», «Património e História da Indústria dos Mármores», «CallipoArtes – Personalidades Insignes Calipolenses», «Artes & Letras Alentejo. Roteiro de Turismo Literário nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa».

 

 

SEPARADOR 12

Carmen Tindó Secco


ORCID ID
Grupo 2

 

Breve CV
CARMEN LUCIA TINDÓ RIBEIRO SECCO é, desde 25 de maio de 2023, Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Professora Titular aposentada em 31 de janeiro de 2022. Continua a ministrar aulas na Pós-Graduação da UFRJ e a orientar mestrandos e doutorandos. Especialista em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal Fluminense - UFF e na Universidade Politécnica de Moçambique (2009 - 2010). Implantou, em 1993, o Setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Foi Chefe do Departamento de Letras Vernáculas/UFRJ de 2003 a 2004. É membro da Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros. É consultora da FAPERJ e da CAPES, Pesquisadora B1 do CNPq e Cientista do nosso Estado da FAPERJ. É editora fundadora da Revista Mulemba da UFRJ. É sócia correspondente da Academia Angolana de Letras no Brasil. Integra a Comissão de Honra da Fundação Fernando Leite Couto em Moçambique. Publicações nas áreas de Literaturas Africanas e Brasileira, entre as quais: Morte e prazer em João do Rio (Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976); Além da idade da razão (Rio de Janeiro: Graphia, 1994); Guia bibliográfico das literaturas africanas em bibliotecas do RJ (Rio: Faculdade Letras/ UFRJ, 1996); Antologias do mar na poesia africana (Rio de Janeiro: Faculdade Letras / UFRJ,1996, 1997, 1999. 3 v.). O volume 1 desta Antologia, dedicado a Angola, teve uma edição angolana, em Luanda, em 2000, pela Ed. Kilombelombe, com apoio do Ministério da Cultura de Angola. Publicou também: A Magia das letras africanas: ensaios escolhidos sobre as literaturas de Angola e Moçambique. São Paulo: Editora Kapulana, 2021 (terceira edição revista e ampliada; edições anteriores em 2003 e 2008) ; Entre fábulas e alegorias. Rio de Janeiro: Quartet, 2007; Como se o mar fosse mentira (em co-autoria com Rita Chaves e Tânia Macedo). Luanda: Chá de Caxinde, 2006 (primeira edição em Moçambique, 2003). Em 2010, organizou o livro Brasil & África: Letras em laços II com Maria do Carmo Sepúlveda e Maria Teresa S. Guimarães da Silva. São Caetano do Sul: Ed. Yendis. Em 2013, organizou com Maria Geralda de Miranda o livro Paulina Chiziane: Vozes e rostos femininos de Moçambique (2013). Publicou ainda: Afeto & poesia. Rio de Janeiro: Oficina Raquel (2014); Pensando o cinema moçambicano (2018); Cinegrafias moçambicanas: memórias & crônicas & ensaios (2019), com Ana Mafalda Leite e Luís Carlos Patraquim; Cinegrafias angolanas: memórias e reflexões (2022) com Ana Paula Tavares, Ana Mafalda Leite e José Octávio Serra Van-Dúnem.

 

 

SEPARADOR 13

Clara Ploux


clara.ploux@gmail.com
Ciência ID
Grupo 4

25/S Estudos Televisivos: Comunicação, Cultura e Estética das Artes Audiovisuais

 
Breve CV
Clara Ploux é investigadora no projeto 25 Frames por Segundo (CLEPUL, FLUL),encenadora, artista multidisciplinar e professora. Como diretora artística de Luciole International Theatre (Houston, TX, EUA) tem criado e desenvolvido diversos projetos artísticos, colaborações multidisciplinares e encenações teatrais, multimédia e audiovisuais. Apresenta regularmente investigação em conferências e publicações e tem coordenado e lecionado teatro em escolas e instituições americanas e francófonas. No campo das artes plásticas tem participado em exposições e desenvolvido investigação incluindo Houston: a Case Study of Beautification of the City through Street Art e Gallery 111, Lisbon: Iconic Moments Reshaping the Artistic and Social Fabric of the City. É Mestre em Teatro, especialização em Teatro e Comunidade (Escola Superior de Teatro e Cinema) e tem formação profissional pela Broadway TG, MIT (NY, EUA). É Licenciada em Letras Modernas (Université Stendhal, Grenoble, França) e estudou Artes Plásticas na Glassell School of Art (The Museum of Fine Arts, Houston, TX, EUA).

 

 

SEPARADOR 15

Consuelo Peruzzo


consuelo.peruzzo@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 3

Literatura e Arte Brasileiras Modernas e Contemporâneas

 
Breve CV
CONSUELO PERUZZO (Vicenza, Itália) é Doutora em Estudos Românicos, especialidade de Estudos Brasileiros, pela Universidade de Lisboa, com a tese “A identidade do imigrante judeu nos romances de Moacyr Scliar”, orientada pela Professora Doutora Alva Martínez Teixeiro. É mestre em Línguas Modernas para Comunicação e Cooperação Internacional pela Universidade de Pádua e Graduada em Mediação Linguística e Cultural pela mesma universidade. É membro investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, integrando o Grupo de Investigação 3 – Literatura e Cultura Brasileiras. Atualmente é tradutora e professora de língua e cultura italiana no Istituto Italiano di Cultura de Lisboa e na Escola Dante Alighieri no Porto.

 

 

SEPARADOR 17

Dênis Silva


ORCID ID | Ciência ID
Grupo 2  

 
Breve CV
Dênis Silva é Mestre em Estudos Literários na especialidade Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e licenciado em Letras - Português/Grego pela mesma instituição. Atualmente, cursa o Doutoramento em Estudos Africanos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde investiga a institucionalização e circulação das literaturas africanas em língua portuguesa. No mestrado, investigou a recepção crítica ao Sensacionismo de Fernando Pessoa, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Assistente Editorialna editora Civilização Brasileira, gerente editorial na editora José Olympio, editor-chefe na Edições de Janeiro ecriou o selo de publicações independentes Rubra Editora. Editou obras de literatura estrangeira e brasileira nos gêneros crônica, poesia, romance e conto, e também obras de não ficção nas áreas de Crítica Literária e Ciências Humanas. Revisou livros para a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil, Fundação Getúlio Vargas, Departamento de Estudos Europeus, Americanos e Interculturais da Università degli Studi di Roma La Sapienza, e para as editoras Record, HarperCollins Brasil, Arqueiro, Rocco, Nova Fronteira e Intrínseca. Também é autor de três livros de poemas subscritos pelo pseudônimo Dênis Rubra. Seu conto "O Trabalho de Zenis" recebeu o I Prêmio Rio de Contos, do LER - Salão Carioca do Livro.

 

 

SEPARADOR 18

Dionísio Vila Maior


dionisiovm@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Professor Catedrático na Univ. Aberta (UAb). Diretor do Departamento de Humanidades da UAb. Distinguished Professor pela Univ. of Massachusetts Boston (Boston, EUA). Visiting-Professor na Univ. Degli Studi di Padova e na Univ. Marie Curie. Investigador Integrado no CLEPUL (FLUL). Foi Professor-Investigador membro do Séminaire d’Études Lusophones – Univ. de Paris-Sorbonne Paris IV. Professor e Conferencista Convidado em mais de 20 Universidades europeias e americanas. Diretor de diversas coleções literárias. Membro da World Communication Association e Former Member do International Dance Council (UNESCO). Integrou Comissões Organizadoras e/ou Científicas de mais de 100 eventos científicos. Júri da Associação Portuguesa de Escritores. Prémio "Attività di Internazionalizzazione della Didattica", da Univ. Degli Studi di Padova. Prémios Anim'Arte "Investigação Científica" e "Produção Artística". Grande Reconhecimento de Mérito Cultural (CMV). Prémio de Poesia Joaquim Pessoa 2020 (Livro "Orpheu Sem Mim"). Mais de 850 produções e publicações (científicas, pedagógicas, interartísticas, culturais e audiovisuais.

 

 

SEPARADOR 19

Elina Correia Batista


elina.batista@gmail.com
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Elina Baptista, professora do quadro de agrupamento no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, leciona a disciplina de Filosofia. Encontra-se no 10º escalão da carreira docente, desde 2021, apesar de não lhe ter sido permitido recuperar nem o tempo de serviço nem a avaliação de desempenho docente, dos biénios 2007/2009 e 2009/2011, à semelhança de todos os outros professores, da carreira docente da Madeira de onde veio em 2017. É investigadora da temática da emigração portuguesa obra literária, designadamente em autores de renome como Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco. É autora da tese de doutoramento Da emigração portuguesa no século XIX em Eça de Queiroz. Da correspondência consular à obra literária e da tese de mestrado Teatro e emigração em Portugal no século XIX. Retratos da Madeira e de madeirenses.

 

 

SEPARADOR 20

Ernesto José Rodrigues


ernestorodrigues@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
ERNESTO RODRIGUES (1956) é poeta, ficcionista, dramaturgo, cronista, crítico, ensaísta, editor literário e tradutor de húngaro. Licenciado em Filologia Românica, mestre em Literatura Portuguesa Clássica, doutorou-se em Letras - Cultura Portuguesa e fez a agregação em Estudos de Literatura e de Cultura - Estudos Portugueses na Universidade de Lisboa, em cuja Faculdade de Letras ensinou (1989-2022) até se aposentar como professor associado. Orientou, integrou júris ou arguiu dezenas de dissertações, teses e pós-doutoramentos. Dirigiu o CLEPUL entre 2015 e 2019. Na Imprensa escrita desde 1970, leitor na Universidade de Budapeste, assistente na ESE de Bragança, ministrou cursos e conferenciou em Portugal, Brasil, Cabo Verde, França, Hungria, Itália, Marrocos, Moçambique, República Checa, Roménia. Está traduzido em árabe, castelhano, checo, francês, húngaro, inglês, italiano, romeno, sérvio. Entre galardões nacionais, regionais e do Estado húngaro, saliente-se o Prémio PEN Clube – Narrativa (2017), com o romance Uma Bondade Perfeita.

 

 

SEPARADOR 21

Fernando Pinto do Amaral


fernandoamaral@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Fernando Pinto do Amaral (1960) é escritor e professor da FLUL, onde lecciona desde 1987. Frequentou a Faculdade de Medicina da UL (1979 – 1982), mas veio a licenciar-se em Línguas e Literaturas Modernas, completando o mestrado e o doutoramento em Literatura Portuguesa (1998). Publicou cerca de 20 livros, divididos entre poesia, ficção, ensaio, obras para a infância, etc. Traduziu Baudelaire, Verlaine, Jorge Luis Borges ou Gabriela Mistral, entre outros. Foi comissário da exposição 100 Livros do Século (CCB, 1998), bem como das presenças de Portugal no Salão do Livro de Genebra (2001) e na LIBER de Barcelona (2002). Exerceu crítica literária no Público, JL, DN, Colóquio-Letras e noutras publicações. Recebeu diversos prémios, entre os quais o Prémio do PEN Clube (Manual de Cardiologia, 2016) e o Prémio Goya (Madrid, 2008) na categoria de Melhor Canção Original, pelo “Fado da Saudade”, no filme Fados de Carlos Saura. Foi comissário do Plano Nacional de Leitura entre 2009 e 2017.

 

 

SEPARADOR 22

Glória de Brito


ORCID ID | Ciência ID
Grupo 2  

 

 

SEPARADOR 23

Helena Costa Carvalho


mhcarvalho@letras.ulisboa.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Doutorou-se em Estudos Portugueses e Românicos — especialidade de Estudos Portugueses — na FLUL (2022), com uma tese sobre a obra de António Ramos Rosa, tendo usufruído de uma bolsa de doutoramento atribuída pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra (2005) e mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa (2013). É investigadora integrada do CLEPUL. Foi presidente da comissão organizadora do Congresso Internacional “António Ramos Rosa: Escrever o Poema Universal” (2018) e editora de um volume colectivo de ensaios com o mesmo título (ed. CLEPUL, 2021). Desde 2023, é co-organizadora de “Passagens: Literatura e Filosofia”, um conjunto de conferências que resultam de uma parceria entre o CLEPUL e o CFUL – Centro de Filosofia da UL. Em Agosto de 2023, foi investigadora visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As suas principais áreas de investigação são a estética e a filosofia da arte — especialmente a filosofia da literatura — e a literatura contemporânea, dedicando-se a questões como a relação filosofia-literatura, o estatuto ontológico do texto literário e a relação poema-real.

 

 

SEPARADOR 24

Isabel Dâmaso Santos


isabeldamasosantos@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura Tradicional e Tradições Populares Portuguesas ‘Prof. Manuel Viegas Guerreiro’

 
Breve CV
- Professora do Quadro de Nomeação Definitiva em Mobilidade Estatutária (requisição) na DGEstE-DSRLVT – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo; - Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura – Área de Especialização em Estudos Portugueses, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2015. Dissertação: «Do altar ao palco: Santo António na tradição cultural, literária, artística e teatral em Portugal e em Espanha»; - Mestrado em Estudos Românicos – Área de Especialização em Cultura Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2006. Dissertação: «Santo António no Imaginário Cultural Português – O Teatro Antoniano»; - Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Franceses e Espanhóis, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2003; - Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Franceses, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1988.

 

 

SEPARADOR 25

Isabel Rio Novo


isabelrionovo@netcabo.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1  

Literatura e Cultura Portuguesas

 
 
Breve CV
Isabel Rio Novo é mestre em história da cultura portuguesa e doutorada em literatura comparada pela Faculdade de Letras do Porto. É Professora Auxiliar na Universidade da Maia, onde é docente de escrita criativa, estudos literários e história da arte, sendo autora de várias publicações académicas sobre esses temas, nomeadamente A Missão Social da Poesia (Teorizações Poéticas em Portugal e suas Orientações Francesas (1850-1890), Maia, Publismai, 2008, e INTER MEDIA. Littérature, cinéma et intermédialité, Paris, Éditions L’Harmattan, 2010, em colaboração com Célia Vieira. Enquanto ficcionista, é autora da narrativa O Diabo Tranquilo (2004), da novela A Caridade (2005, Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), do livro de contos Histórias com Santos (2014) e dos romances Rio do Esquecimento (2016, finalista do Prémio LeYa e semifinalista do Prémio Oceanos), A Febre das Almas Sensíveis (2018, finalista do Prémio LeYa), Rua de Paris em Dia de Chuva (2020, finalista do Prémio Europeu de Literatura e do Prémio de Narrativa do PEN Clube) e Madalena (2022, Prémio Literário João Gaspar Simões). Em 2019, publicou O Poço e a Estrada, uma biografia de Agustina Bessa-Luís. Atualmente, encontra-se a preparar uma biografia de Luís de Camões.

 

 

SEPARADOR 27

José Vieira


jose-cvieira@outlook.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
José Vieira (1991) é doutor em Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade de Coimbra com uma tese sobre a história da heteronímia na literatura portuguesa. Em 2019, para além de ter prefaciado a obra Responso de Balbininha, Algebrista de Venade, de Tiago Veiga, organizou, com Celeste Natário, o congresso “Trilogia do Belo – nos 50 anos de vida literária de Mário Cláudio”, publicado na D. Quixote, em 2020, com o mesmo nome. Prefaciou, em 2021, o romance Embora eu seja um velho errante, de Mário Cláudio. Encontra-se a realizar um Pós-Doutoramento pela Universidade de Vigo na I Cátedra Internacional José Saramago, com o título “Nenhuma verdade é de papel. Autobiografia e Autoficção em José Saramago, Mário Cláudio e Teixeira de Pascoaes.” Escreve mensalmente crítica literária para o jornal As Artes entre as Letras. É leitor na Cátedra Manuel Alegre da Universidade de Pádua.

 

 

SEPARADOR 28

Lina Santos Mendonça


lina.santosmendonca@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura Tradicional e Tradições Populares Portuguesas ‘Prof. Manuel Viegas Guerreiro’

 
Breve CV
É mestre e doutora na especialidade de Literatura Oral Tradicional (FLUL). Na sua dissertação de mestrado, tratou o tema da variação no romance da tradição oral portuguesa "Perseguição de Búcar pelo Cid" e, na sua dissertação de doutoramento, apresentou uma recolha, classificação e sistematização de textos líricos da tradição oral do concelho de Reguengos de Monsaraz, bem como o respetivo estudo e enquadramento. A par do estudo de textos da tradição oral alentejana (por exemplo, lendas, testamentos, quadras, cantigas, entre outros), tem desenvolvido trabalho sobre o romanceiro da tradição oral moderna, nomeadamente os romances de temática religiosa, sobre as tradições e festividades populares portuguesas de âmbito religioso, sobre os provérbios e sobre a literatura de cordel. Além disso, tem particular interesse na recolha, tratamento e divulgação de textos da tradição oral portuguesa, como forma de conservação deste património cultural imaterial.

 

 

SEPARADOR 14

Maria da Conceição Pereira


mcpereira61@gmail.com
Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (1984), é mestre (2000) e doutorada (2007) em Teoria da Literatura (Universidade de Lisboa). Concluiu duas pós-graduações: em Educação (2008, Universidade Aberta de Portugal) e em Estudos Portugueses (2012, Universidade de Lisboa). Ensinou português como língua estrangeira na Universidade de Lisboa e em Goa, Índia, e atualmente ensina português na School of Modern Languages, Newcastle University, como leitora do Camões IP. É investigadora no CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (Universidade de Lisboa) e membro da direção da TROPO-UK, Teachers and Researchers of Portuguese in the UK. Atualmente, a sua investigação e artigos publicados incidem sobretudo na literatura lusófona e no ensino de PLE.

 

 

SEPARADOR 29

Maria Eduarda Pereira


m.e.vassallo.mcgeoch@gmail.com
ORCID ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Maria Eduarda Vassallo Pereira (Doutoramento em Letras, especialidade Literatura Portuguesa, pela Universidade de Lisboa, 1997), Investigadora Doutorada Integrada do CLEPUL, foi assistente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Leitora do Instituto Camões na Universidade de Barcelona (1999-2001), na Universidade de Salamanca (2001-2) e na Universidade de Leeds (2004-8). Nesta última criou e dirigiu o Centro de Estudos Portugueses/IC. Em 1998-9 foi Investigadora Visitante no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade Brown. É membro do Grupo Eça (http://ge.fflch.usp.br). Participou em congressos e reuniões científicas internacionais e contribuiu com artigos e ensaios para publicações especializadas. De 2021 é o seu livro A Constituição da Ficcionalidade em Eça de Queiroz (Húmus).

 

 

SEPARADOR 30

Mário Vítor Bastos


mariobastos@edu.ulisboa.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4

Modernidades

 
Breve CV
Mário Vítor Bastos é Investigador Integrado do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa onde coordena o Grupo de Investigação Nº4, "Literaturas e Culturas Europeias", e Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Anglísticos da FLUL. Enquanto investigador, o seu trabalho incide nas problemáticas da modernidade literária e cultural lusófona e de raiz europeia, em particular, da anglófona e especial nas formas e meios de tratamento subjectivos e objectivos de tempos e de espaços.

 

 

SEPARADOR 31

Manuel Frias Martins


manuel-martins@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Doutorado em Teoria da Literatura e professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É crítico literário com inúmeras colaborações em jornais, revistas e programas radiofónicos, sendo atualmente Presidente da Associação Portuguesa dos Críticos Literários. É autor de vários livros de ensaios. O seu livro Matéria Negra. Uma Teoria da Literatura e da Crítica Literária (Edições Cosmos, Lisboa, 1993, 2ª ed. 1995) obteve em 1995 o Prémio Pen Clube de Ensaio, e o livro A Espiritualidade Clandestina de José Saramago (Fundação José Saramago, Lisboa, 2014; 2ª edição aumentada em 2020) obteve em 2015 o Grande Prémio de Ensaio atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores. A tradução italiana deste livro foi publicada em 2020 por Edizione dell’Orso. Traduziu, entre outras obras, O Cânone Ocidental, de Harold Bloom (Círculo de Leitores / Temas e Debates, Lisboa, 1997). O seu livro mais recente foi publicado em 2021 e intitula-se A Lágrima de Ulisses. Regimes da Cultura Literária (Editora Exclamação, Porto).

 

 

SEPARADOR 32

Marcelo G. Oliveira


m_g_oliveira@netcabo.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Marcelo G. Oliveira é Professor Associado na Universidade Europeia e investigador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Estudos de Literatura e de Cultura. Publicou artigos sobre literatura portuguesa contemporânea, cultura e teoria e em 2004 recebeu o Prémio Revelação de Ensaio Literário APE/DGLB. É autor de Modernismo Tardio: Os Romances de José Cardoso Pires, Fernanda Botelho e Augusto Abelaira e Em Busca do Tempo Presente: História e Sujeito em Augusto Abelaira e coorganizador dos volumes A Primazia do Texto: Ensaios em Homenagem a Maria Lúcia Lepecki e As Vozes da Balada: 30º Aniversário de Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires.

 

 

SEPARADOR 33

Margarida Braga Neves


margarida.neves@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Margarida Braga Neves é professora da Faculdade de Letras da ULisboa, onde se doutorou em 1996 com uma tese sobre a ficção de Jorge de Sena. Tem-se dedicado ao ensino graduado e pós-graduado de Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea e de Didáctica da Literatura. É investigadora do CLEPUL, coordenando, desde Junho de 2023, o Grupo 1. Colaborou em obras colectivas como o Dicionário de Personagens da Novela Camiliana, a actualização do Dicionário de Literatura Portuguesa, Brasileira, Galega, Africana e Estilística Literária, a enciclopédia BIBLOS ou o Dicionário de Camões, e em revistas como: Colóquio - Letras, Metamorfoses, Relâmpago e Românica. Co-organizou e apresentou os volumes: Ensino da Literatura – Reflexões e Propostas a Contracorrente (1999), O Domínio do Instável – A Jacinto do Prado Coelho (2008), O Conto na Lusofonia – Antologia Crítica (2010) e O Conto na Lusofonia 2 – Antologia Crítica (2012) e o e-book: Reflexões em Torno das Literaturas de Língua Portuguesa para Crianças e Jovens – Actas, (2013). Coordenou, prefaciou e anotou os volumes bilingues: 7 Contos Portugueses/ 7 Portugalských Poviedok (Bratislava, 2015) e a antologia de contos da CPLP + um conto eslovaco: 9+1 (Bratislava, 2022).

 

 

SEPARADOR 34

Maria de Lourdes Cidraes


lourdescidraes@sapo.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura Tradicional e Tradições Populares Portuguesas “Prof. Manuel Viegas Guerreiro”

 
Breve CV
Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Lisboa com a dissertação Do silêncio da voz às vozes do silêncio. O Fausto de Pessoa e a encenação heteronímica e doutorada pela mesma Universidade com a dissertação O Espelho Nebuloso. Mitologia Nacional Portuguesa e o Teatro de António Patrício. Professora auxiliar aposentada e investigadora integrada do CLEPUL. Desenvolveu actividade docente e de investigação científica na Área dos Estudos Literários e Culturais, particularmente no campo do imaginário cultural português e suas representações na Literatura e na Arte. Foi sub-directora da Revista Lusitana (Nova Série) e membro da direção do Centro de Tradições Populares Portugueses. Coordenou a equipa de investigadores do Projecto MONFORTE SACRO. É investigadora principal do projecto IMAGENS DA RAINHA SANTA – Iconografia e tradição lendária e publicou dezenas de trabalhos nomeadamente os livros: - Imagem da Rainha Santa Isabel na Arte Portuguesa. - As Lendas portuguesas – Temas, Motivos e Categorias - A Tradição Lendária de Afonso Henriques, - Os Painéis da Rainha.

 

 

SEPARADOR 35

Maria Laura Areias


lareias@fl.ul.pt
Ciência ID
Grupo 3

Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal

 
Breve CV
Phd in Portuguese Studies, Tulane University of Louisiana, USA, 2000. Leitora do Instituto Camões 1986-90 Budapest, Hungria; Tulane University of Louisiana, New Orleans, USA 1993-2000. Professora na Copenhagen Universitet, Copenhagen, Dinamarca, entre 1991-1993. Acessora da Diocese de Baucau em Timor Leste para “capacitação das escolas do Distrito de Baucau”, pela CIC, 2005. Professor visitante da Universidade de Puerto Rico, 2010. Estudou: Francês, Inglês, Grego Clássico e Latim, Italiano, Húngaro, Servo-Croata, Macedónio, Dinamarquês e Espanhol. Membro fundador da International Society for Luso-Hispanic Humor Studies, Philadelphia, 1996 Membro do Ensamble Medieval “Os Marianos” da Academia de Amadores de Música de Lisboa desde 2018, como violinista e cantora. Publicou: Ilhas Riqueza, Ilhas Miséria - uma expressão literária da insularidade num triângulo atlântico lusófono. Novo Imbondeiro: Lisboa, 2002. E outros. Publicou artigos em revistas nacionais, no estrangeiro, assim como apresentou comunicações em colóquios internacionais na Europa, América do Norte, Central e do Sul e Ásia.

 

 

SEPARADOR 36

Marisa Mourinha


marisa.mourinha@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 2 
 
Breve CV
Marisa Mourinha é licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa e pós-graduada em Literatura Comparada pela mesma Universidade. Foi leitora de português em Perugia e em Viterbo. Obteve em 2022 o Doutoramento em Estudos Comparatistas na Universidade de Lisboa, com um projecto de investigação sobre as traduções de António Lobo Antunes para inglês e italiano. A partir de 2017 foi membro do Centro de Estudos Comparatistas, integrando a equipa do Projecto MOV. Desde Novembro de 2022, é bolseira de pós-doutoramento do Projecto AfroLab do CLEPUL. As suas principais áreas de interesse são estudos de tradução, poesia contemporânea e cinema. Principais publicações: 2022: “Reframing of ships past: Power and style in two translations of Lobo Antunes’s As Naus” in Dominique Faria, Marta Pacheco Pinto e Joana Moura (eds.), Reframing Translators, Translators as Reframers, Abingdon, Routledge. 2021: “Fear and Loathing in Angola – on a translation of Lobo Antunes' O Esplendor de Portugal” in Teresa Seruya, Maria Lin Moniz e Alexandra Lopes (eds), Translating Fear –Translated Fears. Understanding Fear across Languages and Cultures, Berlin, Peter Lang. 2020: “Mapping Context through Epitext – Gregory Rabassa's writings and his translations of Lobo Antunes' works”, in Ariadne Nunes, Joana Moura e Marta Pacheco Pinto (eds.), Genetic Translation Studies. Conflict and Collaboration in Liminal Spaces, Bloomsbury Academic, London.

 

 

SEPARADOR 37

Marta Banasiak


Grupo 2
 
Breve CV
Marta Banasiak é investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Teoria Literária da Universidade de Campinas (Brasil) e bolseira da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). É licenciada em Filologia Checa (2009) e mestre em Filologia Portuguesa (2013) pela Universidade Carolina de Praga (República Checa) e doutorada em Estudos Românicos com especialidade em Estudos Africanos (2019) pela Universidade de Lisboa (Portugal). Tem investigado e publicado nas áreas das literaturas africanas de língua portuguesa, particularmente moçambicana, cinema dos países de língua portuguesa e literatura africana comparada. Além das áreas mencionadas, os seus interesses de investigação recentes centram-se em teorias da literatura(-) mundial, literaturas (semi-)periféricas e estudos do Oceano Índico. Tem artigos e capítulos dos livros publicados no Brasil, EUA e vários países da Europa.

 

 

SEPARADOR 38

Matteo Gigante


matteo.gigante@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 3

Literatura e Arte Brasileiras Modernas e Contemporâneas

 
Breve CV
É investigador integrado do CLEPUL e membro do projeto “Artistas letrados e letrados artistas – Relações entre literatura e artes plásticas na modernidade contemporânea brasileira”, coordenado pela Professora Alva Martínez Teixeiro. Além disso, é investigador colaborador do Grupo de Pesquisa “Rastros Urbanos” (UFC). A sua atividade foca-se principalmente nos Estudos Brasileiros, com ênfase nos Estudos Literários e Interartísticos, numa perspetiva ligada às Ciências Sociais e aos Estudos de Género. Na sua produção académica destaca a Tese de Doutoramento “Eros e Ares nos Trópicos: como uma certa literatura brasileira decidiu desarmar lógicas de arregimentação bélicas e dessacralizar mitos de masculinidade” (FLUL, 2022) – que recebeu “Menção Europeia” – e a Dissertação de Mestrado “Hilda Hilst e a ‘obscena lucidez’: entre receção e repressão” (FLUL, 2017), além de vários artigos e capítulos de livro. Realizou pesquisa doutoral financiada pela Reitoria da Universidade de Lisboa e pela FLUL (BD2017), projetos de pesquisa no Centro de Investigação “Cuerpo y Textualidad” (Erasmus+ – 2020) e na UNICAMP (FAEPEX – 2015).

 

 

SEPARADOR 39

Maria Filomena Barradas


mfilomenabarradas@ipportalegre.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Maria Filomena Barradas (n. 1976) é docente do Instituto Politécnico de Portalegre desde 1999. É Doutora em Estudos Portugueses (2012) pela Universidade de Lisboa, Mestre em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea (2003) e licenciada em Estudos Portugueses (1998), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus estudos têm incidido especialmente sobre as relações entre literatura e jornalismo, sobre o género crónica e sobre a cultura portuguesa e a identidade nacional no final do século XX. Interessa-se também pela relação entre a literatura e outros media. É investigadora integrada do CLEPUL e investigadora colaboradora do CECC. (Universidade Católica).

 

 

SEPARADOR 40

Nélia Cruz


neliacruz@campus.ul.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4

25/S Estudos Televisivos: Comunicação, Cultura e Estética das Artes Audiovisuais

 
Breve CV
Nélia Cruz é doutorada em Cultura e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Detém o título de Professora Especialista em Comunicação Audiovisual e Multimédia pelo IPLisboa, IPLeiria e IPPorto. Trabalhou na Rádio e Televisão de Portugal, na área de produção e realização de conteúdos e na produção independente de cinema (Zepelin Filmes e Sparkle Animation) como directora de produção, directora criativa e guionista. É professora adjunta convidada na Escola Superior de Comunicação Social. É investigadora no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, onde coordena o projecto 25/S Estudos Televisivos, Comunicação, Cultura e Estética das Artes Audiovisuais; e colaboradora do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, onde trabalha temas relacionados com a memória e nostalgia, integrando o projecto Memórias Viajantes. Os seus interesses de investigação incluem os estudos de guionismo e as narrativas audiovisuais tendo participado como oradora em diversas conferências sobre estas temáticas.

 

 

SEPARADOR 41

Patrícia Monteiro


patricia.monteiro@edu.ulisboa.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 4

Tradições Estéticas e Artísticas na Cultura Portuguesa e Europeias

 
Breve CV
Patrícia Monteiro é licenciada em História, variante de História da Arte pela FLUL (1998). Em 2008 obteve o grau de mestre em Arte, Património e Restauro e, em 2013, concluiu um doutoramento em História da Arte, pela mesma instituição. Entre 2015 e 2019 desenvolveu um pós-doutoramento intitulado A engenhosa arte do engano: argamassas decorativas com policromias no Alentejo (séculos XVI-XVIII), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem vindo a participar em projectos de âmbito multidisciplinar para o estudo e divulgação do património nacional, nomeadamente nas regiões de Lisboa e do Alentejo. É investigadora integrada do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), no âmbito da Norma Transitória [DL 57/2016/NT-CLEPUL-02]. Ao presente é coordenadora da Linha de Investigação 3, intitulada Tradições Estéticas e Artísticas na Cultura Portuguesa e Europeias. Entre as suas principais áreas de interesse encontram-se as alterações contemporâneas introduzidas nos núcleos urbanos do Alentejo.

 

 

SEPARADOR 42

Patricia Soares Martins


patriciasoares.m@letras.ulisboa.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Patrícia Soares Martins é Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Mestre em Literatura Francesa (1984) e Doutorada em Teoria da Literatura, pela mesma Universidade (1999), tendo como áreas principais de investigação e docência Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa Portuguesa dos séculos XX e XXI e Literatura Francesa dos séculos XIX e XX. Publicou em 2003 Blanchot: a Possibilidade da Literatura (Edições Vendaval). Membro do Centro de Literaturas Lusófonas e Europeias da FLUL, coordenou entre 2010 e 2022 os quatro números da publicação Central de Poesia, consagrada a Fernando Pessoa e à receção pessoana. De entre as suas publicações mais recentes em volumes colectivos ou revistas da especialidade destacam-se os seguintes ensaios: 2019. “O Texto-Molde -L’Arrêt de Mort de Maurice Blanchot” (Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura, Lisboa, Edições Húmus.) 2020. “O Precário Absoluto” (Interact -Revista on-line de Arte, Cultura e Tecnologia, 32-33). 2020. “O Cão de Myra” (Cadernos de Literatura Comparada, 42, CLCML) 2022. “Nuno Júdice - Do Drama em Verso ao Teatro Estático”, Central de Poesia IV – O Fausto de Pessoa e Outros (Edições do CLEPUL).

 

 

SEPARADOR 44

Rui Sousa


ruidnsousa@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Investigador do Grupo 1 do CLEPUL. Mestre em Estudos Românicos – Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela FLUL (2009), concluiu Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura na mesma Faculdade. Organizou o Congresso Pensar A Antologia de Poesia Portuguesa (2021) e a Jornada Manuel de Castro (2021). Co-organizador do Congresso CosmoLiteratures. Thinking Literature and Cosmopolitism (2022) e da Semana de Eventos Pessoanos (2023). Participou na obra 1915: O Ano do Orpheu (coord. Steffen Dix). Publicou os livros A Presença do Abjecto no Surrealismo Português (Esfera do Caos, 2016) Do Libertino. Revisões de um conceito através do caso de Luiz Pacheco (Tinta-da-china, 2023) e coordenou o volume de ensaios Pensar as Antologias em Portugal (Caleidoscópio, 2023). Está a concluir a monografia Cesariny e o Monstro Pessoa. (Re) Visões de Fernando Pessoa na obra de Mário Cesariny (1944-2006).

 

 

SEPARADOR 45

Serafina Martins


serafinamartins@letras.ulisboa.pt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Professora auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas (FLUL), na área dos Estudos Literários e da Literatura Portuguesa, actualmente com incidência em Estudos Camilianos, sendo vogal da Comissão Directiva da Cátedra da Estudos Camilianos A sua área de especialização é a literatura portuguesa moderna e contemporânea (séculos XIX a XXI), crítica e história literária. Neste domínio é co-autora de Literatura Portuguesa do Século XX (secção “Ensaio literário) e de Il Novecento in Portogallo (secção “Narrativa del Novecento”). Tem interesse em estudos narrativos, biográficos e auto-ficção e intermodos. É investigadora integrada do CLEPUL, onde fez parte da equipa do Dicionário de Personagens de Camilo Castelo Branco e de “Antologia do conto”, tendo editado, com Maria Isabel Rocheta, três antologias. É agora investigadora responsável de “Bibliografia do conto” e faz parte da equipa de “Anuário”. Foi coordenadora do Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas (2018-2023) e é a actual directora do Centro.

 

 

SEPARADOR 46

Sofia Afonso Lopes


Grupo 2  
 
Breve CV
Sofia Afonso Lopes é licenciada em Estudos Artísticos – Artes e Culturas Comparadas e mestre em Estudos Portugueses e Românicos, na vertente de Estudos Africanos. Atualmente, frequenta o Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist), com um projeto em curso sobre os cinquenta anos do cinema angolano. É também bolseira de doutoramento do projeto de investigação AfroLab – A Construção das Literaturas Africanas. Instituições e Consagração dentro e fora do Espaço de Língua Portuguesa 1960-2020 (PTDC/LLT-OUT/6210/2020). As suas principais áreas de investigação são História, Literatura, Imagem e Estudos Pós-Coloniais, tendo publicados ou no prelo vários artigos em revistas científicas e capítulos de livros.

 

 

SEPARADOR 48

Tania Macedo


Grupo 2

 

 

SEPARADOR 49

Teresa Martins Marques


tmartinsmarques@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas

 
Breve CV
Teresa Martins Marques é Doutorada em Literatura e Cultura Portuguesas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Integrou a equipa do Instituto de Lexicologia da Academia das Ciências de Lisboa. Dirigiu a Edição das Obras Completas de José Rodrigues Miguéis. Dirigiu a organização do Espólio de David Mourão-Ferreira. Livros: ENSAIO: Si On Parle du Silence de la Mer, 1985; O Eu em Régio: a Dicotomia de Logos e Eros. Prémio de Ensaio José Régio, 1989; O Imaginário de Lisboa, 1994; Leituras Poliédricas, 2002; O Fio das Lembranças - Biografia de Amadeu Ferreira, 2015; Clave de Sol - Chave de Sombra, 2016; Os Dias da Peste (Org.), 2021. ROMANCE: A Mulher que Venceu Don Juan, 2013; Não Matarás!, 2022; CONTO: Carioca de Café, 2009; Degraus do Passado, 2014; O Avesso do Amor, 2019; Chronica Adefonsi Imperatoris, 2020; Casamento Secreto, 2021.

 

 

SEPARADOR 50

TIERRI PROENÇA DOS SANTOS


thierrysantos1966@gmail.com
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 1

Literatura e Cultura Portuguesas e Literatura Tradicional e Tradições Populares Portuguesas ‘Prof. Manuel Viegas Guerreiro’

 
Breve CV
Thierry Proença dos Santos (Paris, 1966) foi docente na Universidade da Madeira, entre 1992 e 2019. Doutorado em Linguística Aplicada desde 2007, desenvolveu pesquisas e estudos sobre aspetos culturais, literários e linguísticos da Madeirensidade. Assumiu o cargo de coordenador do Museu da Guarda, no período que medeia entre junho de 2020 e maio de 2022. Atualmente, continua a exercer funções no Museu da Guarda como técnico superior. Desenvolve estudos sobre o seu acervo, desempenha funções de programador cultural do Museu e assiste ou assume a curadoria de exposições de artistas plásticos. Organizou ou coorganizou obras comemorativas, antologias literárias, coletâneas de poesia, volumes de ensaios e coordenou a reedição de três romances de autores madeirenses e alguns números da revista cultural do município da Guarda, Praça Velha. Colabora mensalmente na imprensa local, nomeadamente n’O Interior, com uma crónica sobre um livro de ficção.

 

 

SEPARADOR 51

Vania Pinheiro Chaves


vania47chaves@gmail.comt
ORCID ID | Ciência ID
Grupo 3

Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal

 
Breve CV
Mestre e Doutora em Literatura Brasileira (ULisboa). Professora Associada Aposentada (FLUL). Coordenadora Linha de Investigação Brasil: literatura, memória e diálogos com Portugal (CLEPUL). Investigadora Responsável: projetos Portugueses de Papel e Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro. Publicações: Dicionário de Personagens Portuguesas da Ficção Brasileira, on line (c/ Ana Lisboa de Mello, Jacqueline Penjon), As Senhoras do Almanaque. Catálogo da produção de autoria feminina (c/Isabel Lousada, Carlos Abreu), 2015; O Rio Grande do Sul no Almanaque de Lembranças Luso-Brasileiro (org. e ensaio), 2014; Flagrantes da literatura brasileira da Belle Époque (org. e introd.), 2013; Literatura brasileira sem fronteiras (org e ensaio), 2011; O despertar do gênio brasileiro. Uma leitura de O Uraguai de José Basílio da Gama, 2000; O Uraguai e a fundação da literatura brasileira, 1997. Direção: c/M. Eunice Moreira, Navegações revista CLEPUL/PUCRS (2008-2015); (c/Tania de Luca), Coleção Brasil, 6v, CLEPUL/FUNESP (2017…); c/Isabel Lousada Série Senhoras do Almanaque, 8v., CLEPUL/CICS.NOVA/BNP (2017…)